Constelação Familiar

A Constelação Sistêmica é uma técnica terapêutica criada pelo alemão Bert Hellinger na década de 1970. Diferente da terapia, que é um processo de autoconhecimento e tem um prazo de duração indeterminado, a constelação por sua vez, tem como objetivo reorganizar o sistema familiar de acordo com as 3 regras percebidas por Hellinger durante seus estudos e trabalhos com aborígenes e tem uma duração definida que pode ser de 2 horas, quando realizada de forma individual ou um final-de-semana quando aplicado em grupo.

Lembrando que nossa mente consciente abrange somente 10% da nossa mente como um todo e 90% fica a cargo da mente inconsciente, a constelação consegue organizar e direcionar para que as duas mentes: consciente e inconsciente caminhem juntas, em prol do mesmo objetivo. Isso faz com que a sabotagem e a procrastinação diminuam sensivelmente.

Conflitos afetivos, familiares ou de qualquer ordem de relacionamento. Depressão, comportamentos destrutivos, problemas de saúde, perdas, luto, mau direcionamento da carreira. Todas estas questões influenciam diretamente nos comportamentos e resultados obtidos na nossa existência, muitas vezes pela incongruência entre mente consciente e inconsciente.

Bert Hellinger, criador das constelações, observou 3 regras atuantes nos relacionamentos humanos, as quais denominou Ordens do Amor:

  1. Hierarquia: estabelecida pela ordem de chegada
  2. Pertencimento: estabelecido pelo vínculo
  3. Equilíbrio: estabelecido pelo dar e receber

Quando estas leis são violadas numa família, cria-se uma necessidade de compensação (pressão sistêmica) que induz os membros das próximas gerações a equilibrarem o sistema, mesmo que isso tenha efeitos funestos na própria vida. Isso ocorre porque toda a família – considerando, inclusive, as gerações anteriores – é uma espécie de emaranhado (rede) em que todas os pessoas estão conectadas, mesmo que ainda não se conheçam ou que não tenham vivido na mesma época. Essas compensações (percebidas por nós como “problemas” que não conseguimos compreender ou resolver) podem aparecer na forma de dificuldade para lidar com dinheiro, vícios, doenças físicas e emocionais, insegurança, dificuldades de relacionamento em geral, entre outros. A Constelação, por meio da representação de algum episódio traumático ou situação pontual – porém relevante, atua na solução dessas questões que tanto incomodam.

Temas Mais Trabalhados Durante a Constelação

  • Conflitos familiares e entre casais
  • Dificuldades de relacionamento em geral
  • Problemas financeiros e dificuldade para lidar com dinheiro
  • Problemas profissionais e repetições de fracassos profissionais
  • Doenças físicas e emocionais
  • Vícios e traumas
  • Aceitação e perdão
  • Problemas de insegurança
  • Históricos familiares de abortos, adoções, exclusões e abusos

O amor que emerge durante a Constelação Sistêmica é o mesmo amor que adoece e o que tem a sabedoria da solução, quando se torna consciente.


Bert Hellinger

Em uma Constelação, cada cliente é tratado individualmente, com benefícios diretos em sua vida cotidiana.

Constelações e Gyraser

Constelações e Gyraser

Após 15 anos de atendimento com constelações, estudos e mais de três mil pessoas atendidas, desenvolvemos uma forma personalizada de trabalhar com algumas situações.

Constelação Sistêmica

Hoje no Gyraser nenhuma constelação inicial, ou seja, a primeira constelação, é feita sem que seja trabalhado o sistema familiar, isso inclui: Os países de origem e as religiões dos seus antepassados; Seus pais, todas as gestações da sua mãe, incluindo os abortos e natimortos; todos os filhos gerados pelo seu pai/mãe em outros relacionamentos; seu emocional e uma área escolhida por você, seja profissional, afetiva, saúde ou outra.

Na área escolhida por você serão trabalhados todos os envolvidos naquela área, se for afetiva, todas as pessoas (homens ou mulheres) que foram importantes afetiva/sexual para você durante sua história, além da sua energia afetiva e as dificuldades que você vem repetindo na sua vida afetiva ou que você observa nos relacionamentos dos seus antepassados. O mesmo ocorre quando seu foco é a vida profissional, neste caso, todos os locais/negócios/trabalhos que você tenha realizado serão representados, as dificuldades vivenciadas por você ou pelos seus antepassados e sua energia profissional e financeira.

Ao trabalhar a família de origem e a área de sua escolha, automaticamente isso também se reflete em todas as outras áreas da sua vida.

Este trabalho tem em média 2 horas de duração e é feito com duas consteladoras, uma para te representar e a outra para representar o grupo.

Atendimentos: individual
Formato: presencial e online